O passado projetado no presente, na demanda do amanhã.
Missão
O Arquivo tem por missão promover uma política de gestão da informação gerada, recebida e arquivada no âmbito das atividades desenvolvidas pela FEUP, compreendendo todo o ciclo de vida da informação, embebida quer nas tradicionais, quer nas novas tecnologias, com o objetivo de a rentabilizar como referência, prova, suporte da gestão e da decisão, e preservação da memória institucional.
Funções
As funções do Arquivo estendem-se ao estudo e tratamento da informação produzida, recebida e acumulada pela FEUP, em todo o seu ciclo de vida, desde a sua génese e fixação em documentos, passando pelos circuitos de tramitação, arquivo, avaliação, descrição e criação de pontos de acesso, preservação, até à sua pesquisa e recuperação, difusão e exploração para diferentes fins.
Atividades Principais
- Levantamento da legislação relativa à estrutura orgânico-funcional da FEUP e respetivos planos de estudo.
- Estudos de contextualização e caraterização da informação produzida, recebida e acumulada.
- Colaboração na conceção, génese e reformulação dos arquivos correntes dos serviços e departamentos.
- Apoiar a gestão e manutenção dos arquivos correntes dos diferentes serviços e departamentos.
- Observação dos prazos de incorporação dos documentos no depósito do Arquivo.
- Avaliar e determinar os prazos de conservação da documentação produzida e recebida.
- Eliminação oportuna da documentação, para a qual sejam determinados prazos de conservação temporária.
- Descrição, classificação e indexação da documentação, para a qual seja determinada a conservação permanente.
- Zelar pela boa conservação física das espécies em depósito.
- Facultar a consulta e requisição.
- Promover a difusão da memória institucional.